A Caixa Econômica Federal confirmou neste sábado (12) a retomada da liberação dos empréstimos consignados para beneficiários do Auxílio Brasil na próxima segunda-feira (14). A instituição ainda não informou o tamanho da fila de espera desde que as operações foram suspensas.
A paralisação de novos financiamentos ocorreu em 1º de novembro, dois dias após o segundo turno da eleição, com a derrota do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Segundo nota, a motivação da interrupção nas operações foi a análise da folha de pagamento pelo Dataprev. A suspensão de novas contratações segue até as 7h de segunda, de acordo com o banco.
Já foram liberados pelo menos R$ 5,5 bilhões em empréstimos consignados ao Auxílio Brasil, conforme os últimos dados informados pela Caixa Econômica Federal.
O Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu, no final de outubro, uma recomendação pela suspensão da liberação de novos consignados. Segundo parecer do Ministério Público junto ao TCU, as operações poderiam estar sendo usadas como ferramenta eleitoral, a poucos dias do segundo turno das eleições.
Após esclarecimentos prestados pelo banco ao TCU, o ministro-relator do caso, Aroldo Cedraz, arquivou a investigação. Em despacho publicado na semana passada, o ministro escreveu que "haja vista que dos elementos encaminhados pela Caixa Econômica Federal, não se pode deduzir ilegalidade e tampouco afirmar que aquela instituição financeira deixou de observar procedimentos operacionais, de governança ou que deixou de analisar os riscos relacionados ao produto financeiro ofertado."