Empresas de ônibus que fazem linhas interestaduais e internacionais têm comemorado a procura por viagens em 2022. Entre os motivos apontados estão o aumento dos valores dos bilhetes aéreos e o arrefecimento da pandemia. Nos últimos 12 meses, os bilhetes aéreos no Brasil acumulam alta de 47,35%, segundo dados do IPCA-15 de setembro. Em junho deste ano, a subida em 12 meses atingiu 123%.
No Brasil, de janeiro a julho, o movimento nas empresas de ônibus cresceu 60% em relação a igual período de 2021. E já está em 90% do total dos sete primeiros meses de 2019, antes da pandemia de covid-19, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati).
A entidade não tem dados por Estados, mas GZH entrou em contato com quatro das grandes empresas que fazem viagens entre Estados e países, saindo e chegando do Rio Grande do Sul, para saber como está o movimento. Conforme o gerente de operações da Ouro e Prata, Carlos Bernaud, houve um aumento de 30% na procura, na comparação com 2021.
— Muito desse aumento decorre do preço da passagem aérea, que foi expressivo. Estamos registrando essa retomada nos trajetos que temos linhas, como São Paulo-Rio Grande do Sul e Rio Grande do Sul-Pará. Principalmente nos trajetos em que os aviões operam com tarifas elevadas — destaca Bernaud.
No caso da Unesul, os números também demonstram crescimento em relação a 2021, mas ainda não chegaram aos patamares de 2019. Em 2022, até setembro, foram 956 viagens interestaduais contra 819 do mesmo período do ano passado. Já nesse período em 2019, último ano antes da pandemia, foram 1.351 viagens.
— Comparando os segmentos, para as viagens de longa distância, o aéreo aumentou muito os preços, e viajar de avião ficou muito caro. Fazendo a viagem de ônibus, os preços estão mais baratos, o que favorece ir de ônibus. Outra situação que percebo é que muitas viagens aéreas cancelam os trechos em cima da hora, gerando transtornos e insegurança. Já no ônibus de linha regular, nossa grade de horários é fixa e é certeza de que a viagem será cumprida — destaca Rafael Fernando Erthal, gerente de planejamento e tráfego da Unesul e da TTL.
O coordenador de Marketing da Planalto, Fabricio Moreira Silva, diz que a empresa teve aumento significativo de vendas neste ano na comparação com 2019 e 2021.
— Porém, essa diferença não vem somente do aumento das passagens aéreas, mas sim do conforto dos ônibus e da praticidade de embarque e desembarque. Sem contar a facilidade na aquisição da passagem, outra situação muito referida pelos nossos passageiros — relata Silva.
No caso da TTL, a linha Brasil-Uruguai foi reaberta em dezembro de 2021, após ficar sem operação desde março de 2020. A procura é considerada “muito boa” por Erthal.