O setor supermercadista gaúcho deve fechar 2021 com alta de 8% nas vendas de Natal e Ano Novo em relação ao ano passado, segundo projeção da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). A estimativa de fim de ano foi apresentada em coletiva de imprensa nesta terça-feira (23), juntamente com a lista de homenageados do Carrinho Agas 2021.
Segundo o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, a expectativa é de que os consumidores optem por celebrações compartilhadas, em função da perda do poder aquisitivo:
— Com a possibilidade de se encontrar este ano, as pessoas vão comemorar, mas com compartilhamento, com cada um levando um item para a ceia.
Além disso, com o orçamento mais enxuto, a tendência é de que os consumidores optem por produtos mais em conta e de marcas alternativas.
— No ano passado, as festas foram bem reduzidas, e as pessoas acabaram consumindo um espumante ou uma cerveja melhor. Agora, com mais gente, acabam optando por outras marcas — observa Longo.
Tradicionais nas festas de fim de ano, os produtos mais procurados deverão ser os espumantes, com mais de 5 milhões de garrafas vendidas pelo setor em dezembro, e os panetones, com pelo menos 4 milhões de unidades comercializadas. Também entram na lista as aves natalinas, como peru e chester, com 850 mil itens vendidos, e as caixas de bombom, com 4 milhões de unidades a serem comercializadas para o período de festas.
Para dar conta do maior movimento, o setor também deverá gerar pelo menos 3,5 mil empregos temporários para o período de Natal, Ano Novo e veraneio, segundo a Agas. Desses contratos temporários, cerca de 25% deverão ser efetivados.