Clientes que tentam renegociar parcelas em atraso do financiamento habitacional se queixam da dificuldade de obter respostas da Caixa Econômica Federal. O problema chamou atenção da Associação dos Mutuários e Moradores das Regiões Sul e Sudeste (AMMRS), que realiza evento gratuito para tirar dúvidas de quem está pagando a casa própria.
A Semana do Mutuário da Casa Própria acabaria na sexta-feira (17), mas foi prorrogada até 30 de setembro devido à intensa procura. Muitos clientes do banco se mostraram interessados na possibilidade de pagamento parcial da prestação, em uma segunda rodada de flexibilizações oferecida pela instituição financeira por causa da pandemia: redução de até 25% da parcela por até seis meses; de 25% a 74,99% por até três meses; ou uma diminuição de mais de 75% para aqueles que comprovarem perda de renda.
— Mas foi massiva a queixa de pessoas sobre a dificuldade de acesso ao banco. A instituição orienta um 0800, além de outros meios. Nos dizem para ir às agências, mas lá orientam a ligar. E, ao ligarem, as pessoas não obtêm retorno com rapidez — relata Anderson Machado, diretor da AMMRS.
Ele alerta que as pessoas com essa dificuldade devem registrar todas as tentativas de contato, tanto por e-mail quanto por telefone e até presencialmente. O objetivo é deixar bem comprovado quantas vezes se procurou o banco, sem receber resposta. Ao ir à agência, a orientação é guardar até a senha de atendimento, além da data, para futuramente, caso haja discussão judicial, servir de prova.
O cuidado se justifica pelo fato de, após três meses de inadimplência, a Caixa já ter as ferramentas para retomar o imóvel. Procurado, o banco informa que a retomada não é automática e que, a partir do terceiro mês de atraso, começa a fazer contatos para iniciar uma negociação.
Questionada sobre eventuais problemas para dar respostas aos pedidos dos clientes, a Caixa se limitou a reforçar que oferece alternativas negociais a seus clientes por meio do APP da Habitação ou ligação telefônica no 0800-104-0104 (4004-0104 nas capitais). Mais informações também podem ser obtidas neste site.
Semana do Mutuário da Casa Própria
- Quando: até 30 de setembro, das 8h30min às 17h
- Onde: sede da AMMRS (Rua dos Andradas, 1.261/5° andar, em Porto Alegre)
- O que levar: contrato e, se possível, o último boleto de pagamento
- Mais informações: pelo telefone (51) 3226-3000
- E-mail: mutuarios.rs@ammrs.com.br