O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse nesta quinta-feira (13) que o Estado deve leiloar algumas rodovias até dezembro. A expectativa, segundo ele, é de que os editais das concessões sejam lançados no início do segundo semestre deste ano.
Os leilões serão realizados na sede da B3, a bolsa de valores de São Paulo.
— São mais de mil quilômetros modelados pelo BNDES, que devem ir a leilão no segundo semestre. A expectativa é ter editais lançados no início do semestre e ter o leilão até dezembro na B3 — disse o governador durante participação no painel Papel de Estados e Municípios no Desenvolvimento da Infraestrutura, do Abdib Fórum 2021.
Leite afirmou que a medida faz parte de um "profundo ajuste fiscal" para dar condições de investimentos ao Estado. Segundo ele, será possível gerar investimentos mais eficientes, que vão ajudar na retomada da economia e gerar receita extraordinária para que o governo estadual possa direcionar para áreas na qual a iniciativa privada não atua.
O governador ressaltou ainda outros projetos de concessão que estão no radar. Segundo ele, o plano envolve parques estaduais e presídios, por exemplo.