O governador Eduardo Leite aproveitou a assinatura de um decreto envolvendo o Dia da Consciência Negra para se colocar, nesta quinta-feira (13), como “resistência progressista” em costumes e valores. Em discurso no Palácio Piratini, Leite avaliou que o país sofre retrocessos na atualidade, e valorizou o papel da cultura para provocar mudanças na sociedade.
– A cultura é o caminho, com a educação, para que a gente possa projetar um futuro melhor. Em um país que sofre com retrocessos civilizatórios na atualidade, se torna especialmente importante sermos a resistência progressista nestes costumes, nestes valores, reconhecendo a importância do ser humano, e que os talentos podem vir de qualquer lugar. Toda contribuição pode vir de qualquer lugar, de homens, mulheres, brancos, índios, pardos, gays, lésbicas, qualquer pessoa tem talento, tem valor e deve ser dada oportunidade para a sua contribuição – disse Leite.
Em outro trecho da fala, o governador voltou a tratar do cenário político nacional, criticando um processo que considera ser de divisão da sociedade brasileira e de busca de inimigos internos.
– Esta causa que não é do povo negro, é do ser humano, é de todos aqueles que compreendem que para sermos mais humanos temos que reconhecermos uns aos outros como iguais. Não podemos tolerar o que está acontecendo no nosso país em que se aprofundam divisões. O Brasil acaba procurando dentro de seu próprio povo culpados pelos problemas que temos, quando, na verdade, não é sobre buscar culpados, é sobre resolvermos nossos problemas e nos unirmos – disse Leite.
A fala do governador foi feita durante ato de assinatura do decreto que institui, no Estado, o Ano do Cinquentenário do 20 de Novembro, dia da Consciência Negra no Brasil. A assinatura do decreto ocorre neste dia 13 de maio, Dia Nacional da Denúncia contra o Racismo, e inicia uma série de eventos culturais sobre o tema.
Antes da fala do governador, a professora Naiara Silveira recitou o poema “13 de maio”, de autoria de seu pai, Oliveira Silveira – poeta e um dos idealizadores do dia da Consciência Negra no Brasil.