Em breve, os brasileiros poderão ter acesso a uma nova opção para fazer transferências bancárias. É que, no final de março, após nove meses de análise, o Banco Central (BC) autorizou transações por meio do WhatsApp.
O aplicativo de mensagens pertence ao Facebook. A seguir, GZH lista o que já se sabe a respeito da novidade, além dos pontos sobre os quais restam dúvidas.
O que o BC autorizou?
O Banco Central permitiu que usuários façam transferências bancárias entre si via WhatsApp. O aplicativo reforça que a aprovação inicial é focada em transações entre pessoas físicas. O app ainda tenta obter autorização para viabilizar pagamentos a empresas.
O sistema havia sido anunciado em 2020. Mas, em junho, o BC chegou a determinar a suspensão no país. A decisão foi tomada à época para que uma avaliação de eventuais riscos fosse realizada. Agora, o caminho está aberto para a novidade.
Quando será possível fazer transferências via app?
Apesar do aval dado pelo Banco Central em março, ainda não há uma data confirmada para o início das operações. O WhatsApp afirma que está trabalhando para que a modalidade seja iniciada "assim que possível".
Como as transações serão feitas?
O BC permitiu que o serviço seja oferecido em parceria com as bandeiras de cartões Visa e Mastercard. O WhatsApp cogita buscar mais parceiros que cumpram os devidos requisitos.
As transferências deverão ser viabilizadas por meio de uma opção no próprio chat do aplicativo de mensagens. Assim, o usuário não teria a necessidade de acessar o site ou o app de seu banco.
Haverá integração com o Pix?
Até o momento, não houve autorização para a integração. O aplicativo de mensagens menciona que "vai trabalhar com o BC para integrar o Pix".
"No lançamento, usuários poderão se cadastrar no WhatsApp com um cartão de débito, combo ou pré-pago de algum dos bancos suportados ou parceiros de pagamentos", completa o app.
O Pix foi lançado no ano passado. O sistema permite que usuários enviem dinheiro em qualquer dia ou horário, sem custos.
Haverá cobrança de taxas nas transações via WhatsApp?
O aplicativo evita dar detalhes sobre essa questão. Quando foi anunciado, em 2020, o serviço não cobraria taxas para o público em geral. Contudo, previa uma tarifa de 3,99% por transação para empresas que usassem o WhatsApp Business.
Transferências via WhatsApp já estão disponíveis no Exterior?
Atualmente, apenas na Índia.
Haverá mecanismos de proteção contra eventuais golpes?
O WhatsApp comenta que "oferece mecanismos para que seus usuários se protejam de golpes na plataforma". Nesse sentido, recomenda a ativação da confirmação em duas etapas, uma opção já disponível que funciona como camada extra de segurança para as contas.
O aplicativo acrescenta que "esse recurso possibilita o cadastro de um e-mail e de um PIN de seis dígitos, solicitado periodicamente para o usuário e necessário para confirmar o número no WhatsApp". O PIN, bem como o código de verificação enviado por SMS, não deve ser compartilhado com outras pessoas.
Mais detalhes devem ser divulgados no lançamento do serviço.