Para auxiliar empresários do ramo da gastronomia dispostos a reduzir riscos no atendimento ao público em tempos de coronavírus, entidades como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) elaboraram vídeos e cartilhas com orientações.
Além disso, órgãos como o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), agência de proteção à saúde dos Estados Unidos, elencaram uma série de itens que as pessoas devem observar antes de se dirigir a bares ou restaurantes.
O CDC recomenda que, em locais onde a pandemia ainda não está sob controle, a população priorize serviços de telentrega e pegue e leve. Além de ser uma forma de ajudar o estabelecimento preferido e de saborear a comida predileta, a prática, no momento, é considerada mais efetiva para frear o vírus.
A seguir, confira as recomendações a empresários e consumidores.
Outras dicas
O que o consumidor pode fazer para ter maior segurança
- Priorizar os sistemas de telentrega ou pegue e leve
- Checar as práticas de prevenção de bares e restaurantes antes de ir aos locais
- Os protocolos devem incluir uso obrigatório de máscara entre funcionários e clientes quando não estão comendo ou bebendo
- Verificar se há área externa e optar por essa alternativa, se possível
- Informar-se se é respeitada a distância mínima de dois metros entre as mesas
- Se houver tenda ou toldo, certificar-se de que ao menos um dos lados é aberto
- Evitar horários de maior movimento
- Se houver aglomerações, volte em outro momento
- Dê preferência a locais com menu online ou via app, porque isso torna os pedidos mais rápidos e seguros
- Se tiver dúvidas sobre o menu, ligue antes e esclareça por telefone
- Lave as mãos com água e sabonete por ao menos 20 segundos antes de comer e quando deixar o local
- Peça temperos e condimentos individuais, em sachês
- Siga e respeite rigorosamente todos os protocolos
- Limite o consumo de álcool, pois isso pode fazer com que você relaxe no cumprimento das medidas de segurança
- Minimize o tempo no local. Quanto mais ficar, maior é o risco
Fonte: Centers for Disease Control and Prevention (CDC)
Mais orientações para os empresários
No material oferecido aos donos de bares, restaurantes e lanchonetes, o Sebrae recomenda cuidados especiais com funcionários, distribuidores e fornecedores. Confira:
Funcionários
- A equipe deve ser orientada a lavar as mãos na chegada ao trabalho e ao longo do expediente. Deve ser uma rotina contínua
- É essencial falar sobre a correta utilização da máscara e garantir que todos usem a proteção de forma adequada
- Outra dica é pedir aos funcionários para que, se for possível, troquem a roupa e o calçado usados no caminho ao trabalho
- É importante oferecer espaço reservado para que os funcionários guardem bolsas, roupas e outros itens pessoais, com álcool gel à mão
- Os proprietários devem criar procedimentos para que os trabalhadores possam informar os supervisores sempre que tiverem algum sintoma ou em caso de doença. Nesses casos, eles devem ser afastados
- Colaboradores de grupos de riscos devem trabalhar em setores que não tenham contato direto com o público
Fornecedores e distribuidores
- O ideal é receber os prestadores de serviços em local separado do atendimento ao público e em horário distinto
- Procure limpar esse local com frequência
- Todos os cuidados com higiene e saúde devem ser exigidas de fornecedores e distribuidores
- Ao manusear e assinar documentos na entrega de produtos, é importante usar luvas ou higienizar as mãos logo na sequência
Recomendações gerais de higiene
- Lavar com frequência mãos e antebraços com água e sabão
- Limpeza e desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, borrifando álcool antes e durante o serviço
- Evitar tocar olhos, nariz e boca
- Adotar medidas de higiene respiratória, como cobrir a boca e nariz com a parte interna do cotovelo quando tossir ou espirrar
- Manter distanciamento físico de pelo menos um metro em relação a outras pessoas