Foi homologado nesta segunda-feira (26) o novo calado do porto do Rio Grande. Agora o principal terminal portuário do Estado poderá receber navios de maior porte e capacidade do que os limites atuais. O investimento federal nas obras de dragagem superaram R$ 500 milhões.
A homologação deveria ter acontecido em março, mas por problemas na agenda do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, acabou sendo transferida para outubro. A cerimônia de homologação foi transmitida pelas redes sociais e contou com a presença do governador Eduardo Leite e do secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni.
— Não tem nada mais importante para um porto do que ter um canal com condições de receber as embarcações. O novo calado irá marcar para sempre a história do porto de Rio Grande — afirmou Piloni.
O porto poderá receber embarcações de até 366 metros de comprimento — 29 metros a mais das que atualmente acessam o canal. O novo calado passa de 12,8 metros para 15 metros, ampliando ainda mais a capacidade de movimentação de cargas. A profundidade do canal interno chega a 16m50cm e no externo alcança 18 metros.
Foram praticamente dois anos de obras que removeram 16 milhões de metros cúbicos de sedimentos ao longo dos 30 quilômetros do canal de acesso. Os trabalhos começaram em 29 de outubro de 2018 e, semanas depois, grande quantidade de lama apareceu na praia do Cassino, levando a superintendência do porto a acatar a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para suspender as atividades até que fosse esclarecida a origem do dejeto.
Em 19 de dezembro do mesmo, a Justiça Federal determinou, por meio de liminar (decisão provisória), a suspensão da dragagem. A operação foi retomada em 23 de janeiro, conforme determinação do juiz Adérito Martins Nogueira Júnior, da 1ª Vara Federal de Rio Grande, após receber garantias de monitoramento e de análises regulares do material dragado.