A Inditex, grupo varejista dono das marcas Zara, Bershka, Pull & Bear e Massimo Dutti, anunciou o fechamento de 1,2 mil lojas em todo mundo. A decisão ocorre após as vendas caírem 44% no primeiro trimestre em relação ao ano anterior, reflexo da pandemia do coronavírus. As informações são do jornal The Guardian.
Segundo a publicação, a empresa reportou um prejuízo líquido de 409 milhões de euros durante o período terminado em abril. Quase um quarto de suas lojas permaneceram fechadas até 8 de junho, diante das medidas de distanciamento social em diversos países.
Serão "absorvidas", conforme a rede Inditex, principalmente as lojas menores, com perdas concentradas nos estabelecimentos de outras marcas que não a Zara. Espera-se que os fechamentos se concentrem na Ásia e na Europa.
Enquanto isso, a varejista tenta aumentar as vendas online. A contagem total de lojas deve cair de 7.412 para entre 6.700 e 6.900 após a reorganização, que também incluirá a abertura de 450 novos espaços.
A Inditex disse que "o número de funcionários permanecerá estável", com pessoas exercendo funções em outros trabalhos, como despachar compras online.