A forma como o Grupo Zaffari se adaptou para manter suas operações durante a pandemia do coronavírus foi um dos pontos da conversa entre Claudio Luiz Zaffari, diretor da empresa, e o colunista Tulio Milman no Live GZH desta sexta-feira (1º).
Otimista de que a crise é transitória, Zaffari contou como as lojas se prepararam para atendimento dos clientes — desde a criação de um comitê de análise da situação até o contato com fornecedores, passando por medidas de proteção, a exemplo de horários especiais para grupos de risco. Os consumidores, conforme o empresário, também souberam se moldar às necessidades ao ir às compras: são observados uso de máscaras e distanciamento entre pessoas.
— Quando a gente tem uma empresa com caminhada de 85 anos, temos que olhar com mais calma o tempo. O tempo não é o nosso tempo individual. Entendemos que vai passar a pandemia. Daqui a pouco, estamos falando de outras coisas e aprendemos com ela. Temos que ter otimismo — pontuou.
Zaffari também falou sobre a retomada de empreendimentos que estão em construção, após a prefeitura de Porto Alegre liberar as atividades, e a criação de um hospital para tratar pacientes com covid-19 junto ao Independência. A parceria inclui Gerdau e Ipiranga.
O empresário comentou sobre o distanciamento social que a cidade vive e como será a retomada de atividades.
— Eu não quero saber quando, eu quero saber como vai ser a flexibilização. Como nós poderemos fazer isso, como nós temos que preparar as pessoas, os nossos colaboradores, os nossos fornecedores e os clientes pra isso acontecer. Porque vai acontecer. Então vamos discutir isso, evoluir nisso. Porto Alegre está de parabéns. O RS está bem. Acho que em relação ao mundo nós temos uma boa resposta. Mas não podemos desconsiderar que é sério o assunto, principalmente por não termos uma perspectiva de solução médica.