O Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho voltará a ser calculado por técnicos do governo do Estado. A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão informou, nesta quinta-feira (12), que a retomada dos trabalhos ocorrerá graças a um acordo de cooperação fechado com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A medida será detalhada nesta sexta-feira (13), durante cerimônia em Porto Alegre. Desde o ano passado, o PIB, que mede o desempenho da economia gaúcha, vinha sendo calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
A entidade havia assumido a tarefa por causa da extinção da Fundação de Economia e Estatística (FEE) no governo José Ivo Sartori (MDB). A mudança provocou polêmica. À época, o IBGE rompeu o convênio para repasse de números sigilosos ao Rio Grande do Sul.
A Fipe é ligada à Universidade de São Paulo (USP). Como o IBGE não a reconhece como órgão público, decidiu não compartilhar os dados.
Segundo a Secretaria de Planejamento, o Departamento de Economia e Estatística (DEE) passará a fazer o cálculo. O DEE reúne técnicos com passagem pela FEE.
"A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) celebra, nesta sexta-feira (13/09), acordo de cooperação com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A parceria permitirá que o Estado retome, a partir do compartilhamento da estrutura de dados, o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) trimestral e anual do RS e do PIB Municipal", afirmou, em nota, a secretaria.