Identificar estratégias com resultados eficazes e diferenciá-las daquelas com desempenho aquém do esperado são medidas que ganharam importância em meio ao cenário de concorrência no mundo dos negócios. Com foco na discussão sobre o indicador de retorno de investimento (ROI), o Grupo RBS promove na terça-feira (16), em Porto Alegre, a quinta edição do AHEAD!, programa de debates sobre comunicação contemporânea.
O indicador de ROI desperta atenção de empresas por ser capaz de apontar quanto as marcas ganharam ou perderam depois de realizarem algum tipo de investimento. Além disso, pode sinalizar ações com capacidade de renderem bons resultados no futuro. Para analisar o tema, o AHEAD! traz à Capital dois especialistas. A diretora de mídia da Unilever Brasil, Ana Paula Duarte, e o diretor de marketing da SKY Brasil, Alex Rocco.
Filha de gaúchos, Ana Paula nasceu no Rio de Janeiro e trabalha na Unilever desde 2002. Pela companhia, já atuou em outros países, como EUA e Inglaterra. Rocco está na SKY Brasil desde 2015. Antes, desenvolveu carreira na área de marketing de empresas de telecomunicações e internet, como Nextel, UOL e iG. O evento ocorre no Estúdio Kromak para convidados, como clientes, agências, influenciadores, professores e alunos de universidades.
- O quê: 5ª edição do AHEAD!
- Quando: terça-feira, dia 16 de abril
- Onde: Estúdio Kromak, em Porto Alegre
- Promovido pelo Grupo RBS, o evento terá a participação da diretora de mídia da Unilever Brasil, Ana Paula Duarte, e do diretor de marketing da SKY Brasil, Alex Rocco
“O desafio é como ser lembrado”
Ana Paula Duarte
Diretora de mídia da Unilever Brasil
Como você avalia o impacto do indicador de ROI no dia a dia de empresas?
O ROI é fundamental para empresas de bens de consumo. Mas, além do retorno para acionistas, procuramos na Unilever dar retorno para termos uma sociedade mais igualitária. Dentro da empresa, tudo que falamos em relação a propósito e sustentabilidade vem em primeiro lugar. Nossa grande busca tem sido por promover algo localmente bom para nossos consumidores. Mas é claro que o retorno sobre investimentos é importante. Olhamos para diferentes métricas. Medimos a percepção de conhecimento da marca.
Quais são os principais desafios na área de mídia hoje no país?
O maior desafio é a falta de atenção dos consumidores diante das várias telas. A informação hoje está disponível a qualquer momento. Diante da quantidade de mensagens recebidas, chamar atenção, fazer as pessoas se lembrarem da marca, ficou infinitamente mais difícil. O desafio é como ser lembrado e manter conversa autêntica com o consumidor. Você pode ter dinheiro para uma campanha, mas, sem conversa autêntica e sem chamar atenção, a marca passará despercebida. A discussão é como ser notado em um ambiente poluído.
Como enfrentar esse desafio?
Dentro da Unilever, apostamos profundamente no conhecimento do consumidor em relação a nossas marcas. Como a empresa tem inúmeras, os planos de mídia e marketing são diferentes. O que é feito para uma pode ser completamente diferente do que é feito para outra. Não existe o que é certo e o que é errado para todas as marcas.
“Temos uma ciência do consumidor”
Alex Rocco
Diretor de marketing da SKY Brasil
Como você avalia o impacto do indicador de ROI no dia a dia de empresas?
Vou tentar responder sem dar muito spoiler do que falaremos no evento (risos). O tema do ROI é diverso e pode ser discutido de maneira extensa, sem que efetivamente se chegue a uma única conclusão. Em relação a esse assunto, procuro destacar que não é incomum em comunicação e marketing tentar pular ou avançar de maneira muito rápida em direção ao retorno, sem antes haver clareza do objetivo ou de por que determinada ação está sendo desenvolvida.
Como a tecnologia pode contribuir?
A tecnologia e a possibilidade de mensuração de resultados são muito amplas, mas a possibilidade de haver algum engano e achar que algo é relevante para a tomada de decisões também é grande. Há diversos meios que estão buscando algum avanço em direção à possibilidade de mensuração de ROI para objetivos específicos.
Quais são os principais desafios na área de marketing hoje no país?
Ter um planejamento e uma estratégia integrada é um grande desafio. Outro pilar, que também está relacionado ao ROI, tem a ver com questões técnicas e tecnológicas, complexidades que exigem do profissional uma busca por aprendizado e abertura para novos conhecimentos.
É importante não esquecer que, no fundo, temos uma ciência do consumidor. O conhecimento e a proximidade dele serão cada vez mais fundamentais. Grandes marcas avançarão no uso de tecnologias. À medida que isso acontecer, o foco no consumidor e nos seus desejos será ainda mais importante.