A agricultura de precisão veio com o objetivo de garantir o melhor gerenciamento do manejo das lavouras, aumentar a produção e reduzir custos. A tecnologia oferece mais possibilidades de resultado aos produtores, baseada no princípio da variabilidade do solo e clima. A Drakkar Agricultura de Precisão se especializou no segmento e está no mercado desde 2006.
Com inovação tecnológica, a empresa santa-mariense oferece um mapeamento que detalha a fertilidade do solo. Ao se valer da geração de mapas, a Drakkar mostra, por exemplo, aquelas áreas da lavoura que precisam receber mais adubos e, assim, propõe uma maior racionalização no uso de insumos.
O resultado do emprego de toda essa tecnologia no campo é que o produtor tem, por exemplo, um aumento na produtividade nas culturas trabalhadas – sejam elas, a soja, milho, arroz.
A empresa que surgiu da ideia de alunos da pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) amadureceu, ganhou campo e, em pouco tempo, se tornou uma das grandes marcas do segmento.
Após se consolidar no Rio Grande do Sul, a Drakkar deu início a um processo de expansão nacional. Foi a partir de 2012 que a empresa alçou voos maiores. E, atualmente, está presente em cinco estados: Goiás (Rio Verde), Bahia (Luís Eduardo Magalhães), Roraima (Boa Vista), Rondônia (Vilhenas), Mato Grosso (Primavera do Leste e Sorriso).
Conforme o vice-presidente da empresa, Claudio Luiz Lemainski, o saldo de toda essa expansão é que a empresa tem 500 clientes e emprega, atualmente, mais de 90 funcionários. A Drakkar contabiliza um crescimento, nos últimos anos, na casa dos 30%.
Confira, abaixo, a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo (16):