Preparação é uma palavra que deve fazer parte do vocabulário de quem deseja empreender. É aconselhável que, antes de abrir um negócio, interessados mirem em áreas nas quais já tenham algum tipo de conhecimento, conforme Marcio Sanches, professor de Estratégia Empresarial na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV).
— O sucesso não está ligado somente a oportunidades. Está muito relacionado à capacidade de aproveitá-las. Por isso, os empreendedores têm, normalmente, maior destaque nas áreas em que apresentam conhecimento — destaca Sanches.
Gerente do Sebrae na Região Metropolitana, Paulo Bruscato afirma que a competição entre empresas têm crescido nos últimos anos. Para o especialista, esse aspecto faz com que a preparação adequada tenha ainda mais importância antes da abertura dos negócios.
— Hoje, o cenário é competitivo tanto para as pequenas quanto para as grandes empresas. Ambos os ecossistemas são complexos e demandam preparação. Muitos negócios fecham por falta de planejamento — pontua Bruscato.
Com o apoio de um sócio, Cláudia Helena Pinto, 27 anos, resolveu abrir uma empresa na área em que aprimora os estudos. Matriculada em um curso técnico em nutrição, a moradora de Porto Alegre inaugurou uma cafeteria, no Centro, em junho, com dois funcionários.
— Antes de abrir as portas, buscamos orientações. Empreender é um sonho, mas também é uma responsabilidade muito grande — descreve Cláudia, que trabalhava como supervisora em uma rede varejista do setor de vestuário.