O encerramento do primeiro trimestre de 2018 trouxe uma boa notícia para o Porto de Rio Grande. Os números expressivos chegaram do setor automotivo, que apresentam alta tanto nos desembarques (importação) quanto nos embarques (exportação) de veículos.
Nas importações, o Porto de Rio Grande movimentou 10,8 mil veículos, um aumento de 332% em relação ao primeiro trimestre de 2017, quando o total foi de 2,5 mil. O resultado foi muito comemorado também porque é mais que a metade de todo o montante de veículos que desembarcaram nos 12 meses do ano passado, que somaram 18,2 mil. Nas exportações, o crescimento também foi elevado, de 137% — 8,8 mil movimentações no primeiro trimestre deste ano, contra 3,7 mil no mesmo período de 2017.
Entre embarque, desembarque e trânsito rodoviário foram movimentados 20 mil veículos rodantes só neste primeiro trimestre, praticamente a metade do último ano, que registrou 43,7 mil operações somente neste setor.
Para o superintendente do Porto de Rio Grande, Janir Branco, a operação de veículos conta com atenção total nas atividades do complexo.
— O Porto de Rio Grande tem o foco na operação de veículos já faz um bom tempo e, por isso, comemoramos muito essecrescimento. Além de contribuir economicamente com o município, geramos oportunidade e renda aos trabalhadores do nosso porto. Não tenho dúvidas de que estamos no caminho certo — disse.
Entre os veículos que desembarcaram no Porto de Rio Grande vindos do Exterior, o que teve maior volume foi o modelo Tracker, da Chevrolet, com 7,8 mil unidades importadas. Já nas exportações, o líder foi o Onix, produzido na unidade da GM em Gravataí, com 4,9 mil unidades embarcadas.