A Superintendência do Porto do Rio Grande anunciou, durante sua participação na Intermodal South America 2018, em São Paulo, crescimento de movimentação no primeiro bimestre de 2018. Nos dois primeiros meses, o complexo movimentou 1,9 milhões de toneladas na carga geral, 2,5 milhões de toneladas nos granéis sólidos e 654,1 mil toneladas no granel líquido. O total de cargas movimentadas foi de 5,1 milhões de toneladas, o que representa aumento de 4% quando comparado ao primeiro bimestre de 2017.
Durante todo o ano passado, o Porto de Rio Grande registrou 41,1 milhões de toneladas.
- É com satisfação que chegamos ao evento deste ano podendo destacar a capacidade do nosso complexo portuário. Atingimos um recorde histórico em 2017 e nesse primeiro bimestre já mostramos índices crescentes - avalia o Superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco.
Destacam-se na movimentação portuária, em Rio Grande, os desembarques de cevada, com crescimento de 52%, superando as 50 mil toneladas. O arroz (quebrados e grão, em carga geral e granel sólido) chega a crescimento de 113% superando as 417 mil toneladas. O complexo soja (óleo, farelo e grão) tem crescimento de 37% superando 1,2 milhões de toneladas. O aumento é impulsionado pelo movimento do grão que sozinho tem elevação de 54%, superando 800 mil toneladas.
A movimentação de veículos foi a que mostrou a maior elevação. Apenas nos dois primeiros meses, a elevação foi de 330%, superando as 14 mil unidades.
- Estamos muito satisfeitos com a movimentação de veículos visto que é uma operação que requisita bom número de trabalhadores e também porque mostra o aquecimento da nossa economia e recuperação econômica do país - aponta Branco.