A economia de Caxias do Sul criou 337 vagas de emprego em março, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta sexta-feira (20). Os dois setores que puxaram a alta foram a indústria de transformação, com 309 vagas, e os serviços, com 304. No outro lado da balança, está a agropecuária, com 111 demissões — o fim do período de safra da uva costuma impactar no setor. A construção civil demitiu 82 empregados e o comércio, 78.
No total, foram 5.973 demitidos contra 5.636 contratados no mês passado. No ano, Caxias do Sul soma 3.660 vagas criadas. Em 12 meses, são 1.066 novos empregos. Dados positivos da indústria são apontados por especialistas como o principal sinal de que a economia de Caxias do Sul voltou a entrar na rota de crescimento.
No início deste mês, diretor do departamento de economia e estatística da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Carlos Zignani, disse que as duas principais empresas do município, a Randon e Marcopolo, devem contratar 500 novos funcionários no segundo trimestre do ano.
A recuperação da economia também aparece na contratação nos outros dois municípios mais populosos da região. Em Bento Gonçalves, foram 63 novas vagas em março e, no ano, são 870. Farroupilha tem números ainda melhores para o terceiro mês do ano, com 129 empregos criados. No ano, cidade tem saldo positivo de 492 vagas.