A Pesquisa Persona, sobre quem são e o que pensam os gaúchos, foi apresentada na manhã desta sexta-feira (20) na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. Claudio Toigo Filho, CEO de Mídias do Grupo RBS, e Marcelo Leite, diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, trouxeram, com recortes do Nordeste Gaúcho, números que traduzem o comportamento de mais de 1,8 mil entrevistados do Estado em levantamento encomendado pelo Grupo RBS à empresa Consumoteca.
Um dos dados que chamam atenção é sobre como o gaúcho considera o momento financeiro atual na comparação com os últimos três anos. Na região da Serra, o percentual de pessoas que acha que a situação está melhor é de 40%.
Em geral, segundo Marcelo Leite, o comportamento do morador da Serra se assemelha mais com o do paulista do que o das demais regiões gaúchas. Neste caso específico sobre o momento econômico atual, no entanto, os moradores da Serra estão mais otimistas que os paulistas, cujo percentual de confiança na melhora de cenário é de 33%. No Rio Grande do Sul como um todo, quase a metade dos entrevistados, 47%, já percebeu melhoras.
Entre os segmentos mais promissores, construção de patrimônio, viagens, educação, roupas e produtos de beleza lideram as intenções de consumo dos gaúchos com o cenário econômico mais favorável. A região da Serra têm índices ainda melhores em relação ao Estado. A maioria dos residentes no Nordeste gaúcho, 81% dos entrevistados, pretende gastar mais com imóveis, veículos e viagens; enquanto que, no Estado, o percentual fica um pouco abaixo dos 80%.
Perguntados sobre mudanças de comportamento no pós-crise, entrevistados citaram que pretendem voltar a comprar marcas de preferência. A maioria dos entrevistados da Serra, o equivalente a 45% das respostas, destaca a importância de marcas que representam o Estado.
As intenções de consumo são reflexo também do perfil de comportamento traçado pela pesquisa Persona, que aponta que um terço dos entrevistados se insere no modelo classificado como gaúcho fiel: que tem orgulho de ser do Rio Grande do Sul, dá importância às tradições, à religião e se sente diferente dos nascidos em outras regiões do país.