Um dos mais abrangentes projetos destinados a mapear como vive e o que pensa quem mora no Rio Grande do Sul foi apresentado na manhã desta segunda-feira (13), no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, pelo Grupo RBS.
Representantes de agências de publicidade e da imprensa, clientes, acadêmicos de cursos de Comunicação e outros convidados puderam conhecer detalhes da pesquisa Persona _ quem são e o que pensam os gaúchos?. O levantamento traduz as respostas de 1,8 mil pessoas a questões envolvendo a relação com as tradições, trabalho, consumo, família e outros aspectos do cotidiano.
_ A RBS tem uma ligação umbilical com o Rio Grande do Sul. Temos o compromisso diário de buscar conhecimento e queremos compreender o que passa na cabeça do gaúcho e da gaúcha. Fazemos isso há 60 anos. Neste ano, decidimos inovar. Coletamos informações a partir de uma grande pesquisa e estamos compartilhando o que descobrimos com instituições e com o mercado _ declarou o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer.
O estudo, encomendado pelo Grupo RBS à empresa Consumoteca, tomou como base um questionário com mais de cem perguntas aplicado a participantes em todas as regiões do Estado. Uma das principais conclusões é de que os gaúchos se dividem em cinco perfis básicos, diferenciados pelo nível de apego às tradições locais. A relação com os costumes regionais condiciona uma série de opiniões e comportamentos em relação a temas variados.
No evento desta segunda-feira, o diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite, esmiuçou essas descobertas.
_ Um dos diferenciais do Grupo RBS é o conhecimento que acumula sobre o Rio Grande do Sul e o nosso povo. Decidimos fazer essa pesquisa para atualizar essas percepções sobre o gaúcho e dividir os resultados com o mercado. Somos parceiros de negócios do nosso cliente, mais do que simplesmente um veículo de comunicação _ ressaltou Leite.
Os convidados destacaram a qualidade e profundidade das informações.
_ Vivemos um período de baixa autoestima, e uma pesquisa desse tipo pode ajudar a sociedade a refletir sobre o que quer para si _ afirmou o diretor de novos negócios da Paim, João Batista Cabral de Melo.
Para o presidente do Asun Supermercados, Antonio Ortiz Romacho, é fundamental "saber o que as pessoas pensam para definir estratégias de negócios". Já o secretário estadual de Comunicação, Cleber Benvegnú, apontou a importância do levantamento para a gestão pública:
_ Com a pulverização da informação, ficou mais difícil diagnosticar a sociedade. Qualquer instrumento que ajude a ler melhor o que os gaúchos pensam é importante, inclusive para o governo.
Além de resultar em um banco de dados que permite o cruzamento das respostas por sexo, idade ou região de moradia, entre outras possibilidades, o manancial de informações deu origem a uma série de reportagens especiais que começou a ser publicada sexta-feira passada, no site GaúchaZH, e, no final de semana, no caderno DOC de ZH. A segunda parte será publicada nos dias 17 (internet) e 18 (jornal impresso), e a última, nos dias 24 e 25 de novembro.