Uma mensagem que tem sido repassada pelo WhatsApp anuncia que a Caixa Federal irá liberar um 14º salário, no valor de R$ 937, para trabalhadores nascidos entre janeiro e junho que tenham trabalhado com carteira assinada entre 2014 e 2015.
Após preencher alguns dados, o usuário precisa se cadastrar em serviços de SMS pago ou é levado a fazer o download de aplicativos falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro.
Ao clicar para fazer a consulta, os usuários precisam responder três perguntas: "Você já possui o cartão cidadão?", "Trabalhou algum mês registrado em 2016/2017?" e "Atualmente está registrado?”. O que menos interessa ao golpista são as respostas: o usuário será encaminhado, de qualquer maneira, para uma nova página, que pede que compartilhe o link com dez amigos via WhatsApp para poder consultar a lista. Desta forma, o golpe afeta um maior número de vítimas. Então, para evitar danos, apague a mensagem ao recebê-la.
A Caixa confirma que a mensagem é tentativa de golpe e que disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet e em suas agências com o objetivo de alertar seus clientes quanto a golpes, seja por e-mails spam, sites falsos ou por telefone.
A empresa informa ainda que, ao receber uma mensagem em relação a benefícios ou planos econômicos por mensagem no celular, é preciso se certificar antes na sua agência e não efetuar nenhum tipo de depósito bancário. Em casos de dúvidas, os clientes têm à disposição os canais de atendimento ao cliente Caixa, tais como SAC/Ouvidoria, telefone 0800-726-0101 ou em qualquer uma de suas agências.