A prefeitura de Santiago emitiu um alerta na sua página oficial avisando a população sobre uma falsa notícia de concurso público, compartilhada na internet. Na chamada, consta que o município está com inscrições abertas para 323 vagas em diversas áreas. Esse concurso não existe.
Na postagem feita no site chamado "EmpregosAquiNet" e compartilhada nas redes sociais, um link que diz ser das inscrições do concurso leva direto para a página oficial da prefeitura. Moradores começaram a ligar para o Executivo com dúvidas, por não conseguir realizar a inscrição.
Leia mais:
É falso o áudio de suposto diretor da Globo explicando alinhamento com Lula
Câmara rejeitou votação da Lei da Ficha Limpa? É falso
Foto mostra Moro abatido após condenar Lula? É falso
Ainda, no site, é possível encontrar outras notícias sobre concursos e vagas de emprego de cidades do país. A suspeita é que essas postagens também sejam falsas notícias.
A administração municipal registrou uma ocorrência do caso na Polícia Civil. Não há informações sobre pessoas lesadas, que tenham conseguido fazer a inscrição e efetuado pagamento no falso concurso.
A reportagem tentou contato com os responsáveis pelo site, mas não encontrou nenhum telefone ou e-mail disponível.
Confira a nota da prefeitura de Santiago:
"Você é daqueles que curte sem ler e compartilha sem saber? Então, tome cuidado para não entrar de inocente e compartilhar notícias falsas. Uma delas envolve um falso concurso da Prefeitura de Santiago, divulgado pela página EmpregosAquiNet.
A página anuncia um concurso a ser promovido pela Prefeitura de Santiago com 323 vagas, com salários entre R$ 990 e R$ 6.690. Dentre os cargos divulgados tem até o de coveiro.
Caso a Prefeitura de Santiago fosse promover um concurso desses, já estaria sendo divulgado nas mídias oficiais e na imprensa local. Curtir sem ler e compartilhar sem saber acaba fazendo com que o número de pessoas enganadas se amplie e uma mentira repetida muitas vezes se torne verdade com a simples irresponsabilidade de um clique. Não caia nessa e nem seja responsável por fazer outros que confiam em você caírem.
A Prefeitura fez registro de ocorrência para comunicar deste fato."
Você leu uma informação e ficou em dúvida se é verdade ou mentira? Envie sua sugestão, por WhatsApp, para a seção Notícia Falsa na Rede: (51) 99667-4125.