O Ministério do Planejamento informou, nesta quinta-feira (28), por meio de nota distribuída à imprensa, os detalhes sobre a redução do teto da taxa de juros cobrada de servidores e aposentados em operações de crédito consignado. A redução já havia sido anunciada pelo presidente da República, Michel Temer, em evento no Palácio do Planalto.
Um portaria do ministério, a ser publicada nesta sexta-feira (29), reduzirá o teto para servidores de 2,20% ao mês para 2,05% ao mês. Em termos anualizados, a redução é de 29,8% ao ano para 27,6% ao ano.
"Este é o segundo corte a ser realizado neste ano", informou o Planejamento. "A nova redução para 2,05% ao mês representa, em termos anualizados, uma queda total de 6,9 pontos porcentuais.
Além disso, o Planejamento informou que o Conselho Nacional de Previdência (CNP) aprovou, nesta quinta-feira, a redução do teto da taxa de juros nas operações para aposentados e pensionistas.
"O teto do empréstimo consignado, que hoje é de 28,9%, cai para 28,0% ao ano, representando uma redução de quase 1 ponto porcentual", informou o Planejamento. "Ao mês, o percentual do consignado recua de 2,14% para 2,08%."