Após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciar redução de 0,75 ponto percentual no juro básico da economia, que agora cai para 13% ao ano, a Confederação Nacional da Indústria afirmou, por meio de nota, que a aceleração da queda dos tributos básicos ajudará na recuperação da economia.
Leia mais:
Copom corta Selic em 0,75 ponto percentual, para 13%
Como a decisão do BC pode influenciar a economia
Justificativa do BC atribuindo corte à atividade fraca vai dar o que falar
No comunicado, a entidade informou que o corte na taxa Selic foi acertado diante de um cenário de inflação em baixa e de estagnação da produção e do consumo. Para a CNI, a redução dos juros permitirá a redução do endividamento das empresas e das famílias, auxiliando na recuperação econômica.
"A indústria considera que a redução significativa dos juros é importante para recuperar as condições financeiras das empresas e das famílias e abrir caminho à reativação dos investimentos, do consumo, da produção e do emprego", destaca o documento.
Apesar de considerar positiva a queda da Selic, a CNI considera que os juros só permanecerão baixos no médio e no longo prazo se o governo cortar gastos e continuar a promover medidas que equilibrem as contas públicas.
"A emenda constitucional que estabelece limites para o crescimento dos gastos do governo deve ser complementada com outras ações, como a reforma da Previdência Social, que busquem o controle da dívida pública e a estabilização da economia", acrescenta a nota.
*Agência Brasil