As vendas do comércio varejista subiram 0,6% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, informou na manhã desta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado interrompe oito meses de quedas seguidas.
As vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que tiveram alta de 2%, contribuíram para o crescimento. Também colaboraram os setores de tecidos, vestuário e calçados (1,9%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,5%).
Neste ano, as vendas no varejo restrito acumulam recuo de 3,6%. Em 12 meses, a retração é de 2,7%, a maior desde janeiro de 2004.
Quanto ao varejo ampliado, que também inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,1% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, que leva em conta o período do ano com maior atividade dos setores pesquisados.
Na comparação com o décimo mês do ano passado, sem ajuste, os resultados do varejo ampliado tiveram baixa de 11,8%.
Até outubro de 2015, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam queda de 7,9% no ano. Em 12 meses, houve redução de 6,8%.