Um oficial europeu que participa da reunião do Eurogrupo neste sábado, sobre um possível novo resgate para a Grécia, afirmou que os credores internacionais querem "compromissos mais específicos e concretos" do governo grego de que irão cumprir as reformas prometidas.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, os credores estão elaborando uma resposta para a proposta de resgate feita pela Grécia - destacando quais medidas extras são necessárias.
Ainda, segundo o The Guardian, os ministros de finanças da zona do euro podem não chegar a um acordo esta noite, atrasando uma decisão da cúpula de líderes da União Europeia , que reúnem-se no domingo.
Banco Central Europeu garante liquidez à Grécia
Euclidis Tsakalotos é o novo ministro de Finanças da Grécia
Afinal, por que esses gregos estão comemorando?
Entenda o que levou a Grécia a chegar ao fundo do poço
O oficial europeu, que pediu anonimato, pois não está autorizado a falar publicamente, afirmou que há um sentimento geral no encontro de que as propostas da Grécia chegaram tarde mais, e por isso, é preciso mais provas do comprometimento do governo para garantir o resgate.
Segundo o oficial, esse comprometimento não significa "necessariamente medidas de austeridade".
Mesmo assim, as medidas propostas, que incluem mudanças há muito tempo requeridas pelos credores, como a mudança nos fundos de pensão e impostos sobre vendas, não parecem ser suficientes. Após meses de deterioração nas relações, os credores exigem ações legislativas firmes para legitimar as propostas.