A gigante dos eletrônicos Apple é a marca mais valiosa do mundo, segundo o relatório anual de Melhores Marcas Globais da Interbrand. De acordo com o ranking, divulgado nesta segunda-feira, a maçã superou o Google e a Coca-Cola (que liderava a lista na última publicação).
Em 2000, a Apple ocupava o 36º lugar e sua marca valia U$ 6,6 bilhões. Hoje, o valor subiu para US$ 98,3 bilhões, quase 15 vezes o número de 13 anos atrás, segundo a pesquisa.
"Poucas marcas conseguiram possibilitar que tantos pudessem fazer tantas coisas, e é por isso que a Apple tem uma legião de fãs, como evidenciado pelos recordes nos lançamentos do iPhone 5c e 5S", analisou a Interbrand.
A metodologia da Interbrand analisa as muitas maneiras pelas quais uma marca atinge e beneficia uma organização, desde a influência sobre os resultados finais até a satisfação das expectativas dos clientes.
Para desenvolver seu relatório, a Interbrand examina o desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca, o papel que a marca desempenha ao influenciar a escolha do consumidor, e o poder que a marca possui para garantir os lucros da companhia.