Câmbio, inflação e crescimento do Brasil foram tema do debate de abertura da 32ª edição da Expoagas, feira de do setor de supermercados. Alexandre Garcia, comentarista de política do programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, abriu a programação do evento fazendo uma análise do atual cenário econômico do país.
O jornalista fez elogios à estabilidade do Real, mas mostrou preocupação com o aumento de preços. Relembrou situações comuns em décadas passadas, quando o governo enfrentava inflação de dois dígitos, e criticou a falta de reformas estruturais que, segundo ele, poderiam dar uma nova dinâmica para a economia.
-Vivemos uma crise de confiança. Tanto de parte do consumidor quanto por parte do investidor. Os americanos estão retomando fôlego enquanto nós patinamos -afirmou.
A seguir, se juntaram ao bate-papo, o presidente do Banrisul, Túlio Zamin, o presidente da Fiergs, Heitor Müller, o empresário Clovis Tramontina e o presidente-executivo do Grupo RBS Eduardo Sirotsky Melzer, mediados pelo apresentador Lasier Martins.
O grupo mostrou pluralidade de opiniões quanto ao futuro da economia. Para Zamin, o avanço de preços não preocupa tanto.
- Os indicadores econômicos não mostram uma situação catastróficas. Não estamos nem perto de uma inflação de dois dígitos. o dólar pressiona, mas devemos ter duas ou três elevações da taxa de juros até o final do ano - avalia.
Tramontina criticou a falta de direcionamento estratégico do governo quanto a políticas de infraestrutura e ressaltou a importância de maiores investimentos em educação.
Para Eduardo Sirotsky Melzer, presidente do Grupo RBS, o governo enfrenta desafios importantes e nem tão fáceis de serem superados.
- Quem está satisfeito com o crescimento do Rio Grande do Sul. Situações complicadas todos enfrentamos, seja no setor público ou no setor privado. O problema é justamente não admitir que enfrentamos problemas. A inflação é uma delas - afirmou.