As reclamações contra bancos cresceram 57% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Banco Central (BC). Foram 5.688 demandas consideradas procedentes nos três primeiros meses do ano.
No mês passado, o Santander liderou o ranking de grandes instituições financeiras com maior índice e maior número absoluto de reclamações. Considerando o total de clientes do Santander, o índice ficou em 3,17 (número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por cem mil). O Banco do Brasil ocupou o segundo lugar (1,51) e teve 524 descumprimentos de normas. O Banrisul veio em terceiro (0,99, com 23 reclamações procedentes). De acordo com a assessoria do banco gaúcho, "todas as reclamações são analisadas para melhorar e aperfeiçoar o atendimento."
As queixas mais comuns foram por débitos não autorizados em conta (1.003, aumento de 46%), cobrança irregular por serviços não contratados (624, alta de 26%) e prestação de forma irregular do serviço conta salário (624, crescimento de 109%).