O ranking de atendimentos do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) de 2012 mais uma vez ressalta os principais vilões dos consumidores. Dados que conciliam com os Procons de todo país destacam o setor financeiro, produtos e telecomunicações como aqueles que mais geram problemas aos consumidores. O Idec ainda contabiliza os planos de saúde como os de maiores queixas, já que maioria dos planos comercializados é coletivo e, por isso, nem todos Procons os consideram.
Há mais de uma década os planos de assistência médica lideram o relatório de atendimentos do Idec, e o principal motivo é justamente o crescimento dos planos coletivos, ou falsos coletivos (oferecidos a pequenos grupos de consumidores), já que há ausência de regulação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para esses tipos de contratos.
As principais queixas dos consumidores ao Idec são: negativa de cobertura, reajuste por faixa etária e anual, e descredenciamento de prestadores de serviço.
O ranking das reclamações, liderado pelos planos de saúde, apresenta o setor financeiro, produtos e telefonia, como os grandes causadores de problemas para o consumidor. Os quatro setores, desde 2010, configuram no ranking de atendimentos do Idec, sendo que, planos de saúde, com exceção de uma pequena diferença em 2011, apareceu durante 11 anos em primeiro lugar.