Impulsionados por dispositivos móveis como tablets e smartphones, os gastos com produtos eletrônicos em nível mundial devem crescer 4% este ano. No total, os consumidores deverão desembolsar um total de US$ 1,1 trilhão em aparelhos em 20103, conforme estimativa da associação americana do setor (CEA, na sigla em inglês) e a consultoria de tecnologia GFK.
Os dados foram apresentados durante coletiva de imprensa que antecede a abertura oficial da Consumer Electric Show (CES), a maior feira de eletrônicos do mundo que começa nesta terça-feira em Las Vegas, nos Estados Unidos. Até o próximo dia 11, milhares de fabricantes estarão expondo novidades ao público no salão, exibindo novidades que vão de TVs de altíssima resolução até um inusitado celular à prova de água.
Depois de um 2012 complicado, quando a situação econômica contribuiu para um retrocesso de 1% nos gastos com produtos eletrônicos, segundo as projeções, este ano deve registrar um crescimento modesto, enfatizou Steve Bambridg, analista da GFK. O especialista destacou alguns nichos de mercado que permanecem quentes, como os de smartphones e tablets, onde os gastos em nível mundial devem crescer 22% e 25%, respectivamente este ano.
Desta forma, os celulares, tablets e notebooks devem representar mais da metade dos gastos este ano. Outra tendência que deve marcar 2013 é a confirmação do peso dos mercados emergentes neste setor, com um crescimento previsto de 9%, enquanto os mercados tradicionais manterão estáveis seus gastos, enfatizou Koenig.