A coreana Samsung já apostou na produção nacional, com fábricas em Manaus (AM) e Campinas (SP). Neste ano, resolveu investir também em lojas próprias, operadas em parceria com varejistas locais. De acordo com o vice-presidente de telecom da Samsung Brasil, Michel Piestun, Porto Alegre deve receber a sua Samsung Experience Store em fevereiro. Sem divulgar a localização exata da nova loja, Piestun apenas ressaltou que os espaços servem para que os consumidores experimentem os produtos da marca, com a possibilidade de agendamento de treinamentos específicos. O investimento no Brasil é justificado: o país é um dos cinco maiores mercados da coreana no mundo.
Piestun esteve na Capital para promover o Galaxy Note 10.1, tablet lançado no Brasil no final de setembro. A proposta do equipamento, que vem com uma caneta chamada de S Pen, é transformar o uso que os consumidores têm feito desses aparelhos: ao invés de privilegiar o consumo de conteúdo, a ideia é torná-los ferramentas práticas para a produção de textos, fotos e vídeos. Um dos recursos de destaque é o Adobe Photoshop Touch, versão móvel do tradicional programa de edição de imagens criada especialmente para a Samsung. Em cores branca e cinza, o Galaxy Note 10.1 com 16 GB de memória pode ser encontrado pelo valor sugerido de R$ 1.899.
- Em 2012, o número de tablets vendidos no Brasil deve passar de 2 milhões. A Samsung tem 13 modelos, e é líder no segmento no país - afirmou Piestun.
O Galaxy Note 10.1 usa o sistema operacional Android. Questionado sobre o lançamento de um novo modelo com Windows 8 no país, o executivo apenas disse que a previsão é que isso ocorra nos próximos meses, mas não informou detalhes. Piestun também disse não ter informações sobre o lançamento de um novo modelo de smartphone, posterior ao Galaxy S3, que a imprensa internacional especula que se chamaria S4. De acordo com o vice-presidente, a Samsung tem 50% do mercado de Smartphones no Brasil.