Depois da polêmica sobre o Projeto de Lei que flexibilizava a entrada no território gaúcho de agrotóxicos proibidos no país de origem, o deputado Ronaldo Santini (PTB) fez a retirada do projeto hoje pela manhã em reunião de líderes de bancada na Assembleia Legislativa. A ideia era levar a votação à plenário nesta tarde da PL 78/2012, que modificava lei de quase 30 anos que regula a entrada deste tipo de produto no Estado.
Ao final do encontro, Santini conversou com manifestantes que esperavam na porta do local da reunião e parabenizou o grupo pela mobilização feita pelos movimentos sociais para barrar a ida do projeto para votação.
- Obrigado por me ajudarem a enxergar. Vocês me ajudaram a enxergar - dizia o deputado aos representantes das organizações.
O grupo permaneceu à espera de outros parlamentares. Um dos mais criticados foi o deputado Raul Carrion (PCdoB), que votou a favor da ida da matéria à plenário na Comissão de Constituição e Justiça da casa no dia 11 de setembro.
- Trocaram a foice pela motosserra - gritou um dos manifestantes, em alusão ao símbolo do partido de Carrion.
Em meio às vaias, a conversa subiu de tom e Carrion respondeu ao protesto.
- Tu não era nem nascido e eu já estava na luta contra a ditadura - retrucou o deputado.
Ao todo nove matérias serão votadas nesta terça-feira pela a Assembleia, com destaque para o projeto de resolução que aprova o relatório final da Comissão Especial para Analisar a Composição da Dívida do Estado do Rio Grande do Sul com a União.