Depois de se reunir com a ministra russa da Agricultura, Yelena Skrynnik, o ministro Mendes Ribeiro Filho afirmou na sexta-feira que o embargo da Rússia à carne brasileira "está chegando ao fim".
Imposta em junho do ano passado, a restrição atrapalha negócios de produtores do Rio Grande do Sul.
Na segunda-feira, está marcada uma reunião em Buenos Aires entre técnicos brasileiros e russos para aprofundar a avaliação dos frigoríficos brasileiros. Mendes Ribeiro disse que alguns empecilhos podem ser superados no encontro da próxima semana e resultar na retirada do embargo "de alguns Estados ou alguns frigoríficos".
O ministro explicou que a reunião será realizada em Buenos Aires porque o chefe do serviço sanitário russo, Sergey Dankvert, tinha visitas programadas para Argentina e Chile. Mendes Ribeiro afirmou que as reuniões fazem parte de um processo e que a relação entre os dois países vem se fortalecendo.
- A Rússia contesta algumas questões que gradativamente estão sendo vencidas a cada encontro. Ninguém pode dizer que o ministério pecou por omissão - sustentou.
Segundo o ministro, o governo russo argumentou que a relação entre os dois países passa por uma questão importante, que é a venda de trigo. Segundo o relato de Mendes Ribeiro, a ministra ponderou sobre a importância do mercado brasileiro para o trigo russo.
Mendes Ribeiro pretende colocar o assunto em discussão na próxima reunião do Mercosul, prevista para 16 e 17 de abril, pois a questão afeta a Argentina, que é o principal fornecedor de trigo para o Brasil.
No ano passado, o embargo russo fez com que o Rio Grande do Sul perdesse o primeiro lugar entre os exportadores de carne suína do Brasil. Alguns produtores conseguiram compensar as perdas vendendo para outros mercados.
Liberação esperada
Mendes Ribeiro afirma que embargo russo à carne brasileira está perto do fim
Imposta em junho de 2011, restrição atrapalha negócios de produtores no Estado
GZH faz parte do The Trust Project