Com descontos que chegam a 70%, o período entre Natal e Ano-Novo, conhecido pelas tradicionais trocas de presentes, oferece motivos para que o consumidor volte às compras.
O foco são eletrodomésticos e eletroeletrônicos oferecidos nos saldões das grandes redes de varejo.
No Estado, Colombo e Ponto Frio vendem, desde ontem, produtos de todos os departamentos de suas lojas com descontos e condições especiais de pagamento. Na rede gaúcha, a ação segue até amanhã com descontos de até 40% em produtos de mostruário.
Além disso, há uma parceria com uma marca de TVs para descontos que chegam a R$ 400 nas lojas da Capital, Grande Porto Alegre e Litoral.
A Ponto Frio tem descontos de até 70% e pagamento em um máximo de 14 vezes, válidos até o último dia do ano. A Manlec abre hoje às 19h as vendas pelo telefone e na internet. Amanhã, às 7h nas lojas dos produtos na promoção "12 horas de loucura".
Vilson Noer, presidente do CDL Porto Alegre, explica que as ações servem para fechar o ano.
- A estratégia dos saldões é mais utilizada pelas grandes redes de eletrodomésticos para limpar o estoque. É diferente de comprar para realizar uma promoção - explica Noer.
Para quem busca descontos em peças de vestuário, vai ser preciso esperar um pouco mais. As roupas ainda têm uma grande procura antes do Ano-Novo, em razão da tradição de vestir peças brancas no réveillon.
- O crescimento nas vendas deve ficar dentro do previsto, entre 7,5% e 8,5% em relação ao ano passado, então os estoques não devem estar muito elevados - complementa Noer.
A semana entre o Natal e o Ano-Novo também é marcada por trocas de produtos. No período, consumidores aproveitam os últimos dias do ano para se desfazer dos presentes que não gostaram e trocá-los.
- O movimento nas lojas na última semana do ano é proporcional às vendas de Natal - diz Luís Augusto Ildefonso da Silva, diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).
O executivo ressalta que, quanto mais cedo os clientes procurarem as lojas para fazer suas trocas, mais chances terão de encontrar bons produtos. Para trocas, porém, é preciso conhecer as regras estabelecidas pelas lojas e o Código de Defesa do Consumidor
Saldos do Noel
Depois do Natal, lojas oferecem descontos de até 70% para atrair consumidor
Objetivo das grandes redes é liquidar os estoques antes do fim do ano
GZH faz parte do The Trust Project