Os consumidores porto-alegrenses saíram às compras no primeiro dia após o anúncio da redução de IPI nos produtos da linha branca. No centro de Porto Alegre, a modista Helena Soares, de 66 anos, se programou para sair no horário do almoço em busca de um bom desconto em um novo refrigerador. Helena já tinha ouvido a confirmação de que o imposto havia sido reduzido e se dirigiu para a Rua Dr. Flores para ver se encontrava o produto que queria já com desconto. Deu sorte, e voltaria no fim da tarde à loja para levar refrigerador para casa:
- O modelo que eu queria ficou pelo menos 150 reais mais barato. Já tinha olhado em todas as lojas. Agora decidi comprar de uma vez. Vou comprar a geladeira agora, depois quero achar uma máquina de lavar roupa, que também estou precisando - relatou por telefone a ZH.
Com os descontos, Helena pretende economizar nas contas de fim de ano:
- Não faço prestação longa para não pagar muito juro. Não adianta baixar de um lado o preço e subir de outro - brinca a modista.
As lojas do centro da Capital já mostravam nesta sexta-feira faixas convocando os clientes a comprar com o desconto relativo ao IPI menor. O gerente da Manlec, Fabrício Dutra, e o gerente-adjunto do Magazine Luiza, Martins Luiz de Araujo Neto - ambas as lojas localizadas na Rua Dr. Flores - relataram a ZH que já foi possível perceber um aumento no movimento. Como esta sexta-feira foi o primeiro dia de validade dos novos preços, eles esperam um aumento mais forte da procura nos próximos dias.
- O pessoal que estava pensando se comprava ou não agora ou que estava esperando as megapromoções depois do Natal já se adiantou e foi fazer pesquisa dos preços. Achamos que o diferencial vai ser refrigeradores e lavadoras - conta Dutra.
A modista Helena Soares foi em busca de um refrigerador
Foto: Ronaldo Bernardi