Em conversa com internautas gaúchos antes de sua palestra em Porto Alegre, o ícone do marketing Philip Kotler destacou que a internet e as mídias sociais estão provocando uma revolução no marketing e que mais do que nunca as empresas devem estar focadas no que importa realmente para os seus clientes. Kotler conversou com os internautas em videochat realizado na manhã desta segunda-feira. Pelo Twitter e por uma ferramenta de chat, as pessoas enviaram perguntas que eram retransmitidas para ele por uma tradutora.
O professor americano destacou que, na era digital, as empresas não podem perder a chance de interagir com os clientes:
- O marketing está sendo revolucionado pela internet e pelas mídias sociais. A empresa não deve negligenciar as oportunidades digitais - destacou Kotler.
Para ele, é fundamental que as companhias contratem alguém especializado para lidar especificamente com o marketing digital:
- Mas não dê a ele 15% do seu orçamento de publicidade. Dê 10% e essa pessoa vai encontrar o que funciona com esses 10%. O marketing não pode ser só tradicional ou digital, mas uma mistura de ambos.
Kotler abordou ainda a importância de conhecer os valores do consumidor da empresa para conseguir atrai-lo e retê-lo:
- Estamos na era dos valores. O marketing 3.0 presta atenção nas coisas com as quais as pessoas se importam. As empresas nas quais prestamos atenção são aquelas que se preocupam conosco.
O ícone do marketing também falou sobre como a crise econômica mundial pode afetar o Brasil ou o mundo. Kotler dividiu os países entre os de alto crescimento (os BRICs) e de baixo crescimento (Europa e Estados Unidos).
Segundo Kotler, o Brasil tem uma classe média em ascensão, que busca cada vez mais produtos em função do aumento da renda. Nos Estados Unidos, a perspectiva é oposta. De acordo com Kotler, lá os consumidores estão procurando produtos mais baratos e a confiança do consumidor está baixa, o que pode afetar a situação dos países que exportam para os EUA:
- Há uma nuvem de incerteza entre os consumidores.
Notícia
Ícone do marketing, Philip Kotler diz que empresas não podem deixar de interagir com clientes
Para o autor, internet e mídias sociais estão provocando uma revolução no marketing
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: