A cada cem pessoas que compraram imóveis nos últimos dois semestres, 77 conseguiram desconto em relação àquilo que o vendedor pedia. E, pelo 16º mês consecutivo, o percentual de compras com desconto aumentou. É o que aponta pesquisa divulgada este mês pelo portal FipeZap.
O levantamento mostra ainda que o desconto médio recebido por compradores continua subindo. Em junho, o percentual médio de abatimento, também levando-se em conta as compras realizadas nos 12 meses anteriores, havia sido de 9,4%. Um aumento constante em relação aos números registrados em maio (9,2%) e em junho (6,7%) de 2015. Conforme o portal, foi o 16º mês seguido em que o percentual de compras com desconto aumentou.Nos últimos 12 meses, 60% dos imóveis vendidos eram usados, contra 40% novos.
Entre os que pretendem comprar nos próximos três meses, ainda de acordo com a pesquisa, 13% fazem questão de imóveis novos, contra 34% que querem casas ou apartamentos usados. A maioria (53%) disse não ter preferência.
Outro dado da pesquisa diz respeito ao sentimento que os compradores têm dos preços do mercado. Entre elas, 70% consideram que os valores estão altos ou muito altos – na pesquisa anterior, o índice era de 73%. Para 21%, os preços estão razoáveis. E apenas 5% consideram os valores baixos ou muito baixos.Ainda entre quem quer comprar dentro de 90 dias, 51% acreditam que os preços dos imóveis vão diminuir nos próximos 12 meses.
O percentual é menor na comparação com a última pesquisa, que apontou 56%. Já a quantidade de pessoas que avaliam que os preços vão subir ficou estável, em 16%. E a proporção de entrevistados que acreditam que os valores vão permanecer iguais subiu de 29%, no primeiro trimestre, para 33% no segundo.