A aceleração do Plano de Desenvolvimento Rural para os municípios, as alternativas para irrigação e um estreitamento com a agroindústria familiar foram temas que pautaram o 3º Encontro com Prefeitos, nesta quarta-feira (8), na 23ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.
O evento foi promovido pela Emater-RS com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Cerca de 100 prefeitos de diferentes regiões do Rio Grande do Sul estiveram presentes e foram voz da comunidade nas demandas prioritárias e necessidades no âmbito da expansão rural.
— Nós temos demandas de interesse dos municípios e, sobretudo, dos nossos produtores, que estão na ponta. É o momento de traçar o Plano de Desenvolvimento Rural, explicar como a Emater pode contribuir ainda mais com as agroindústrias — aponta o presidente da Emater/RS-Ascar, Christian Lemos.
Outras demandas que precisam ser atendidas é quanto a reposição de profissionais técnicos da Emater em municípios, que estão com processo seletivo aberto, além do estreitamento das relações dos executivos com o órgão de assistência técnica.
O presidente da Famurs e prefeito de Restinga Seca, Paulo Ricardo Salermo, destacou a importância do espaço com os prefeitos pela movimentação do agro em outros segmentos.
— A cadeia do agro é muito importante para esses municípios, porque gera receita para outros segmentos. É fundamental para a geração de empregos, para as áreas técnicas, para o comércio — afirma.