Nos Estados Unidos, a Black Friday acontece tradicionalmente na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, celebrado na quarta quinta-feira de novembro. No Brasil, em 2010, teve início tímido, com a adesão de cerca de 50 lojas.
Percebido o nicho, logo redes passaram a lançar campanhas. Contudo, o efeito foi reverso: muitas vezes, em vez de desconto, lojas mudavam as etiquetas semanas antes da Black Friday para então, na data, reduzir com alegação de desconto. Com a prática, surgiu o apelido pejorativo de "Black Fraude", e a expressão "a metade do dobro do preço" para identificar a campanha se popularizou.
— A maquiagem de preços já ocorreu e ainda ocorre, um pouco por reflexo à cultura do brasileiro. Mas a gente percebe que vem diminuindo muito. No começo, houve também bastante confusão, a data explodiu ao consumidor antes de os lojistas estarem prontos para negociar estoques e organizar produtos relacionados à data — destaca um dos idealizadores da Black Friday no Brasil, Ricardo Bove.
Segundo Bove, a fiscalização do Procon, assim como a própria maturidade do consumidor, fez com que os varejistas se conscientizassem e promovessem mudanças no comportamento.
— 96% dos consumidores já pesquisam antes de comprar, principalmente quem já está habituado. É o preparo do consumidor que ajuda a não cair em cilada — complementa.
Ainda assim, nem tudo que se refere à Black Friday está em harmonia. Parte dos lojistas questiona, por exemplo, o fato de não haver um regramento, mesmo que informal, quanto ao período da campanha.
— O ideal seria concentrar a ação na última semana de vendas. Alguns começam antes, no início de novembro, e isso acaba bagunçando um pouco o mercado. Poderia haver um acordo entre lojistas. Se fosse dia específico, ou uma semana, ia ajudar todo mundo — avalia a diretora da Lojas Ferraro, Kellen Ferraro.
A presidente do Sindilojas de Caxias do Sul, Idalice Manchini, reconhece que as diferentes políticas prejudicam, em parte, a campanha. Ainda assim, acredita que ninguém sai prejudicado:
— Desvirtua o sentido da data. Se tivesse padronização para uma última semana seria interessante. Mas, às vezes, o lojista quer dar condição para o consumidor comprar durante todo o mês, aproveitar o 13º. Mas, de fato, seria mais apropriado todos definirem pela Black Week ou Black Friday, especificamente.