Em assembleias que ocorreram em várias cidades gaúchas, funcionários dos Correios decidiram entrar em greve no Rio Grande do Sul por tempo indeterminado. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do RS (Sintect-RS), que representa a maior parte dos municípios do Rio Grande do Sul, a medida vale para todo o país.
As federações que representam os trabalhadores em nível nacional, Fentect e Findect, já haviam orientado os sindicatos a paralisarem.
Os consumidores devem ficar atentos aos prazos de vencimento das suas contas que são enviadas pelos Correios. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) orienta que o ideal é fazer um planejamento do pagamento das contas, observando a época em que elas costumam chegar.
Não se deve esperar o vencimento e, só depois, justificar a falta de pagamento com base na greve. Não receber em casa a fatura, boleto bancário ou qualquer outra cobrança não isenta o consumidor de fazer o pagamento.
Como lidar com as contas
- Se perceber que o prazo do vencimento está perto e o boleto não chegou, o consumidor deve se antecipar, entrando em contato com a empresa emissora da conta e solicitando outra forma de realizar o pagamento, como a segunda via do boleto por meio do site da empresa ou a entrega da cobrança por e-mail. Assim, evita pagar juros e multas por atraso, ficar com o nome sujo no mercado ou ter o serviço cancelado.
- Se, após o contato, a empresa credora não disponibilizar outra forma de pagamento e o consumidor receber a conta com a cobrança de encargos, os valores poderão ser questionados.
- Com relação aos serviços contratados diretamente nos Correios (por exemplo, envio de Sedex), o IDEC orienta que, se houver atraso na entrega, o consumidor tem o direito de pleitear ressarcimento por eventuais prejuízos sofridos.
- Faturas de cartões de crédito: entre em contato com a operadora por telefone ou no site. É possível imprimir segunda via da fatura ou conseguir o número do código de barras, por exemplo.
- Contas de água, luz e telefone: também é preciso entrar em contato com a operadora por telefone ou via site. Muitas empresas costumam enviar torpedos com o código de barras da conta dias antes do vencimento.
- Para quem precisa enviar encomendas ou correspondência com urgência durante o período de paralisação dos Correios, a recomendação do IDEC é procurar por serviços de entrega alternativos ou privados. O instituto recomenda que o consumidor, ao contratar essas empresas, solicite que o prazo de entrega seja registrado por escrito, o que possibilita a reclamação de eventual prejuízo no caso de atraso.
Fonte: Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC)
Confira o site de fornecedores de água e de luz para solicitar a segunda via da sua fatura:
- CEEE: clique aqui
- DMAE: clique aqui
- Corsan: clique aqui
- RGE Sul: clique aqui