A expectativa dos lojistas de Porto Alegre de vender 6% a mais nesta Páscoa em relação ao ano passado ainda não havia sido alcançada até o final da tarde de sexta-feira (19). Conforme o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, por enquanto o comércio percebe uma redução nas vendas de chocolates em relação ao ano passado.
— O principal problema é a ausência de frio. A venda de chocolates, assim como de confecções mais pesadas, está ligada diretamente à temperatura, e neste ano o frio ainda não chegou — afirma Kruse.
No entanto, os lojistas estão otimistas de que, neste sábado (20) e no domingo (21), os consumidores de última hora visitarão os shoppings e supermercados atrás de bombons, ovos e barras de chocolate.
Uma pesquisa da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) projetou que cada gaúcho gastará, em média, R$ 206 em itens de Páscoa. A maioria dos entrevistados pretendia realizar as compras na semana que antecede a data (83,5%), sendo que, deste percentual, 34% pretendem comprar no sábado e no domingo da celebração.
A Agas verificou ainda que os preços dos doces estão quase 3% mais altos do que no ano passado. Para quem ainda planeja comprar chocolates, os supermercados e as lojas da Capital estarão abertos neste final de semana, mas podem operar com horário diferenciado no domingo.