O Banco Central (BC) permite a partir desta segunda-feira (28), em seu site, a consulta por pessoas físicas e jurídicas dos extratos de suas posições de custódia em títulos públicos federais, no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).
Antes, os dados só estavam disponíveis por meio das instituições financeiras com as quais os investidores se relacionam. "A nova funcionalidade não impacta os investidores do programa Tesouro Direto, que continuarão acessando seus extratos pelos mesmos canais atualmente disponíveis", esclareceu o BC.
De acordo com a autoridade monetária, mais de 120 mil investidores têm conta individualizada no Selic, e a publicação na página do BC deve dar mais transparência e agilidade na consulta dos dados.
"Os clientes poderão conferir as especificações dos títulos, a quantidade e os saldos na abertura e no final do dia de todas as contas que possuem. Caso tenham contas em diversas instituições, o extrato trará todas as informações em uma única consulta. Além da visualização em tela, será possível obter o extrato assinado digitalmente pelo Banco Central", acrescentou a instituição.
Acesso
O acesso ao extrato pelo site do Banco Central, na área destinada ao Selic no menu “Economia e Finanças”, poderá ser feito de duas formas.
Uma delas é com a utilização das credenciais do Registrato (Registro de Informações no Banco Central), sistema que oferece aos investidores informações sobre as operações de crédito e os relacionamentos com o sistema financeiro. A outra opção é por meio do uso de certificados digitais e-CPFs ou e-CNPJs.