Termina nesta segunda-feira (23) o calendário de pagamento do IPVA, com a data limite para quitação do imposto dos veículos com placas de final 0. Já venceu, nas últimas semanas, o IPVA dos veículos com placas de final 1 a 9.
O atraso no pagamento do IPVA gera, automaticamente, sobre o valor do imposto do veículo, uma multa de 0,3% ao dia, com limite máximo de 20%, mais a variação da taxa Selic. O atraso no pagamento desse imposto não gera, por si só, multa de trânsito.
Entretanto, a quitação do IPVA é necessária para fazer o licenciamento do veículo. Este, sim, se não for realizado no prazo, gera multa gravíssima no valor de R$293,47 e recolhimento do veículo, caso o condutor seja flagrado. No dia 30 de abril, próxima segunda-feira, vence o prazo para licenciamento de veículos com placas com finais 1, 2 ou 3.
No dia 31 de maio, termina o prazo de licenciamento para placas que terminam em 4, 5 ou 6. Em 30 de junho, vencem as placas com final 7 ou 8 e, no dia 31 de julho, as placas finalizadas em 9 ou 0.