O presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antonio de Souza, afirmou que não vai faltar dinheiro para quem quiser aproveitar as novas regras de financiamento da casa própria, anunciadas nesta segunda-feira.
O banco diminuiu as taxas de juros, que estavam mais elevadas do que em outras instituições financeiras, e subiu o limite da cota financiada de 50% para 70% do valor do imóvel usado. Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira à Rádio Gaúcha, Souza disse que a expectativa é de um aumento de 20% na demanda, em decorrência das novas medidas.
- Estamos aumentando o orçamento de 2018 de R$ 82 bilhões para R$ 85 bilhões; Não faltarão recursos para quem quiser financiar seu imóvel em 2018. Tomamos medidas que vão fortalecer bastante a construção civil e o mercado imobiliário brasileiro. Isso gera mais emprego e gera mais renda - avaliou.
O presidente da Caixa observou que, com a redução das taxas de juros, pode-se esperar também uma queda nos índices praticados pela concorrência:
- Ficamos abaixo de quase todos os outros bancos. Aqueles bancos que têm interesse de ficar com as menores taxas tenderão a reduzir os juros. Não tenho duvida. É um movimento salutar, no qual quem sai ganhando é o povo brasileiro, são aquelas famílias que querem adquirir o seu imóvel.