O INSS deve intensificar neste ano a lista de serviços que o segurado pode ter acesso sem sair de casa, pela internet. E, a partir deste mês, por meio da central de serviços Meu INSS, já é possível ter acesso a comprovantes como Extrato Previdenciário (CNIS), Histórico de Crédito e Extrato de Empréstimos Consignados. Antes, só podiam ser retirados em uma agência do INSS.
Para utilizar esses serviços, é necessário se cadastrar e obter senha no próprio site (confira abaixo). Segundo o instituto, isso já foi feito por mais de 5 milhões de pessoas. Em caso de dúvida, é possível ligar para o telefone 135.
O site também disponibiliza serviços que não precisam de senha, como o agendamento para dar entrada em benefícios no INSS e marcação de perícia médica. Confira os serviços mais comuns já disponíveis.
O que é possível por meio do Meu INSS:
Extrato Previdenciário (CNIS)
– É o documento mais procurado pelo público nas unidades do INSS. O Extrato Previdenciário tem como base o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), onde estão registradas as contribuições previdenciárias feitas por empregados de empresas e também por contribuintes individuais, domésticos e facultativos.
– O extrato é muito procurado por trabalhadores que estão próximos da aposentadoria e, também, pelos empregados que precisam saber se a empresa está repassando sua contribuição ao INSS e se os recolhimentos estão sendo feitos de forma correta.
Histórico de Crédito de Benefício
– Esse histórico é usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS e mostra sua renda mensal. Vale para fins legais como abertura de conta em bancos, abertura de crediário, empréstimo consignado, gratuidade no transporte interestadual, programas educacionais, entre outras finalidades.
Extrato de Empréstimo Consignado
– Por meio desse extrato, é possível ao segurado conferir todo histórico de créditos consignados realizado com desconto no benefício previdenciário, além de outras informações como a margem da consignação atual, valores de parcela e prazo.
Resultado de Perícia
– É o documento onde consta se o segurado foi considerado capacitado ou não para o trabalho. Esse serviço se destina às pessoas que solicitaram auxílio-doença e passaram por perícia médica no INSS.
Extrato de Imposto de Renda
– É utilizado pelos beneficiários do INSS que precisam declarar imposto de renda (IR).
Carta de Concessão
– Informa ao cidadão todo o histórico de contribuições usado para cálculo do valor da aposentadoria, pensão por morte ou auxílio.
Agendamento
– Para esse serviço, não é necessário gerar senha. Pelo site, o segurado agenda dia e hora para solicitar um benefício ou serviço numa unidade do INSS, o que também pode ser feito pela Central Telefônica, pelo número 135.
– Ele pode enviar cópia de seus documentos diretamente pela internet. Os originais dos documentos digitalizados devem ser apresentados no dia agendado.
Como fazer o cadastro no Meu INSS
1 – Para fazer o cadastro, é preciso CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para gerar um código de acesso provisório.
2 – Depois, o segurado deve fazer login com essa senha provisória.
3 – Logo em seguida, aparecerá mensagem para que o cidadão crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica, ter 9 dígitos, conter um caractere especial (#@$%!*-/+.) e ter pelo menos uma letra maiúscula e outra minúscula.