Conforme aponta o relatório Global Payments do Boston Consulting Group (BCG) de 2023, o mercado de meios de pagamento brasileiro prevê um faturamento anual de US$ 90 bilhões até 2027. No mundo, o montante será de US$ 2,2 trilhões.
Em constante evolução e crescimento, essa realidade não é diferente no Rio Grande do Sul. É o caso da Vero, a marca da rede de adquirência do Banrisul, que opera neste mercado oferecendo soluções tecnológicas, competitivas e alinhadas com as necessidades do mercado atual.
Em seu plano de negócios, a Vero considera os lojistas como parceiros. Por isso, está entre os líderes do setor de meios de pagamento no Estado em termos de volume financeiro de transações. Além das conhecidas máquinas de pagamento, a marca oferece uma ampla variedade de serviços.
Em entrevista, o gerente Vendas e Canais da Banrisul Pagamentos, Luciano Silveira, explica quais são as soluções oferecidas aos lojistas. Confira:
A Vero possui um grande reconhecimento quanto às máquinas de pagamento, no entanto, existem outros serviços. Quais são as soluções focadas para os lojistas?
O lojista conta com muitas soluções que vão além de receber pagamentos com cartões. Por exemplo, o serviço de Link de Pagamento é uma possibilidade de vender e receber a distância. Para quem tem uma loja que vende pelas redes sociais, e não tem um site estruturado, ou mesmo quem tem loja física mas o cliente comprou a distância, via link seu cliente pode pagar com cartão, parcelar em até 18 vezes, dependendo do tipo de negócio. Quem trabalha com produtos e serviços de maior valor agregado, muitas vezes precisa de um parcelamento maior. Além disto, a Vero possibilita antecipar estas vendas, disponibilizando o valor ao lojista em um dia útil.
Além disso, a Vero oferta aplicativos gratuitos. Um deles é o Vero Vendas, que tem a opção de venda Tap on Phone. Com ela, qualquer pessoa transforma seu celular em uma maquininha e recebe o pagamento com cartões por aproximação. O celular captura a transação e isso possibilita que muitas pessoas tenham acesso ao pagamento com cartão, mesmo sem terem a máquina.
Outro aplicativo gratuito é o Vero Gestão, em que o lojista consegue ter na palma da mão todo o resumo das vendas, dos valores a receber em cada bandeira, inclusive o Pix. Esses relatórios estão centralizados: o lojista consegue, dentro do aplicativo, enxergar as vendas, gerar o Link de Pagamento, fazer uma simulação da venda e até mesmo abrir um chamado técnico se precisar.
Quais são as tarifas e taxas cobradas pela Vero?
A Vero oferece um grande número de serviços sem tarifas, como o Pagamento Recorrente no cartão, ideal para quem trabalha com mensalidades e planos, e o Compartilhamento da máquina, que possibilita que até 30 profissionais de um mesmo escritório ou clínica utilizem a mesma máquina. Quanto às taxas sobre as transações, a Vero trabalha com valores de acordo com o volume que o lojista concentra em suas vendas. Se traz todos os pagamentos com cartões, vai tendo taxas cada vez menores e pode receber maquininhas grátis. Por exemplo, um lojista que vende acima de R$ 3 mil por mês hoje com a Vero, já pode ter a maquininha grátis e esse benefício vai se estendendo conforme o volume de vendas dele aumenta. Além disso, os clientes Banrisul, que têm a Vero, conseguem ter a isenção da conta corrente. Ao invés de pagar aquela tarifa de manutenção da conta empresarial, o lojista passa a ter uma conta gratuita.
Em relação ao momento atual da Vero, como está?
A Vero é um braço de tecnologia do Banrisul que é muito forte há vários anos. É importante reforçar que o mercado de meios de pagamento nos exige muita agilidade nas inovações. Por exemplo, quando surgiu o Pix, tivemos que implantar na maquininha esse tipo de pagamento. Hoje, com a Vero, o lojista consegue receber o pagamento via Pix, com o QR Code na tela da máquina e pelo aplicativo, e pode ver na hora a confirmação do pagamento, além de ver a transação no mesmo extrato dos cartões. Também é o caso do serviço Link de Pagamento, que garante que o cliente, mesmo estando longe, consegue fazer o pagamento via cartão. Todas essas evoluções visam se adaptar ao comportamento de quem compra, criando uma experiência simples e segura para o dia a dia do lojista.
Quais são as projeções para 2024?
Nossa ideia é continuar consolidando a base de clientes da Vero e trabalhando na questão Nota Integrada, porque tem movimentado muito a vida dos lojistas do Rio Grande do Sul. Com a exigência da Secretaria da Fazenda do Estado, que solicita a integração dos pagamentos e a emissão da nota fiscal, nós estamos promovendo muitos encontros e eventos para disseminar as soluções mais práticas e econômicas. O lojista precisa estar em dia com a legislação e, para isso, não é necessário grandes investimentos, simplesmente usar a nossa tecnologia a favor dele para integrar esses pagamentos.