Publicado em setembro de 2022 no Diário Oficial do Rio Grande do Sul, o Decreto nº 56.670/2022 trouxe mudanças importantes na obrigatoriedade de emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) no Estado. Desde 1º de abril de 2023, supermercados, hipermercados e minimercados, cujo faturamento no ano passado foi superior a R$ 1.800.000, devem emitir a NFC-e juntamente ao recibo das transações realizadas em maquininhas de cartão. Os demais estabelecimentos ainda têm até 1º de janeiro de 2024 para se adequar, seguindo um cronograma estabelecido pela SEFAZ.
Para acompanhar o empreendedor nessa adequação, a Vero criou o aplicativo Nota Integrada. Instalado na máquina Vero Smart, o app integra os pagamentos à Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Dessa maneira, o lojista pode oferecer transações com cartões, Pix e dinheiro, e emitir, automaticamente, a NFC-e.
Acesse o site da Vero e descubra todas as possibilidades para seu negócio
Nota Integrada
O app Vero Nota Integrada vem como uma alternativa simples e de baixo custo para o varejista unir pagamentos à emissão de Nota Fiscal. Essa automação garante não apenas que o lojista esteja adequado à nova legislação, mas também dispense equipamentos e softwares adicionais para ter uma frente de caixa. Afinal, toda a operação será realizada por meio da maquininha Vero Smart.
– Caso o ambiente da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) esteja indisponível, a Nota Fiscal será emitida em contingência e transmitida à SEFAZ quando a situação for restabelecida – explica o Diretor Comercial da Banrisul Pagamentos, Antônio Carlos Antunes.
Além disso, é possível inserir o CPF do pagador na nota; cadastrar CPF ou CNPJ de clientes frequentes para enviar a NFC-e diretamente para o e-mail informado; e até mesmo favoritar os produtos mais vendidos e colocá-los em destaque na tela de vendas.
O aplicativo Vero Nota Integrada pode ser baixado diretamente na Vero Smart (pela Vero Store) ou nas lojas dos sistemas Android e iOS.
Braço direito na frente de caixa
O Diretor Comercial da Banrisul Pagamentos conta que o app é indicado às empresas de pequeno porte que vendem produtos e são contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Mais ainda àquelas que não têm um sistema de automação integrado ao pagamento e buscam uma alternativa às tradicionais impressoras fiscais eletrônicas.
– Para utilizar o Vero Nota Integrada, é necessário ser pessoa jurídica credenciada à Vero, possuir um certificado digital A1 e obter o Código de Segurança do Contribuinte (CSC) junto à SEFAZ – comenta Antunes.
Tecnologia acessível
Como a maquininha Vero Smart é um equipamento Android, oferece ao varejista a possibilidade de usar diversos outros aplicativos de gestão e automação simplificados.
– Além do app Vero Nota Integrada, há uma série de aplicações à disposição do credenciado na Vero Store. Entre elas, soluções para os segmentos automotivo, de alimentação e de comércio geral. Muitas delas, inclusive, já vêm com a emissão de Nota Fiscal Integrada – conta Antunes.
Vale destacar que o lojista que já tem automação no estabelecimento também pode integrá-la à Vero Smart e otimizar a emissão de NFC-e. Para isso, basta que o técnico da empresa de automação entre em contato com a Vero (por meio do e-mail verosolucoescaptura@banrisulpagamentos.com.br) e solicite a homologação.
– A Vero vem trabalhando para divulgar alternativas que garantam que a adequação à legislação esteja ao alcance de varejistas de todos os portes – afirma o Diretor Comercial da Banrisul Pagamentos.
Siga a Vero no Instagram e fique por dentro de todas as novidades