Segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o faturamento do setor chegou a R$ 611,2 bilhões em 2021, valor que representa 7,03% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. A previsão para 2023 é de ainda mais crescimento e transformações, algo que já pode ser observado no Rio Grande do Sul com o anúncio, realizado em janeiro, da fusão das operações dos grupos Osmar Nicolini e GGF (dona da marca Super Engenho), juntamente com o Aviário Nicolini.
Juntas, as empresas possuem 16 unidades, localizadas nas cidades de Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Quaraí, Pelotas, Rosário do Sul, Santana do Livramento e São Gabriel, algumas com tradição de décadas dentro do ramo de supermercados. De acordo com o diretor de relacionamento do novo grupo, Selmo Dias, as tratativas iniciaram há mais de um ano.
– O Aviário Nicolini foi fundado há 53 anos por Hilário Nicolini, irmão de Osmar Nicolini, então havia essa relação familiar. Já o grupo GGF foi fundado pela família Frighetto, de Garibaldi, há 25 anos. Neste momento, não haverá mudanças nas marcas por conta da conexão delas com o público – explica.
Acesse o site do Atacadaço, uma das marcas do Osmar Nicolini Comércio e Distribuição S.A.
Com esse movimento, o Grupo Osmar Nicolini Comércio e Distribuição S.A. quer entrar para a lista das 10 maiores redes supermercadistas do Estado e também tem previsão de estar entre as 100 maiores do país no setor. A expectativa para a integração completa de todas as unidades do grupo é junho deste ano.
Na entrevista abaixo, Selmo Dias comenta sobre as próximas etapas deste novo empreendimento. Confira:
Com o processo de fusão, o Grupo Oscar Nicolini tornou-se uma das maiores redes de supermercados do Estado. Quais os desafios deste novo momento?
Competimos com gigantes do varejo nas regiões em que estamos instalados. Porém, nós temos um planejamento até 2029 para uma expansão bem robusta. Com essa fusão, tomamos corpo para o desafio do crescimento. Como não houve uma compra, mas uma junção de sócios, não tivemos descapitalização, o que traz benefícios para colocarmos em prática nossos planos.
E o que os clientes e fornecedores podem esperar dessa nova fase da empresa?
A soma de forças e experiências dessas três empresas, que nasceram e se desenvolveram com características muito semelhantes, e que têm como pilares dos seus negócios os clientes, os funcionários e os fornecedores, certamente resultará no crescimento social e econômico das comunidades onde estão inseridas. As propostas são de melhora nas operações e o oferecimento de melhores preços nos produtos comercializados.
Confira as novidades do Super Engenho, uma das marcas da nova rede supermercadista
Há alguma previsão de expansão das unidades ou construção de novas lojas?
Uma das lojas do Aviário Nicolini, em Santana do Livramento, já está em obras e será totalmente reformada. A previsão de entrega é entre maio e junho deste ano. Temos previsão de novas unidades, mas ainda sem números fechados.
Qual a previsão para geração de novos postos de trabalho e faturamento para esse primeiro ano do grupo Osmar Nicolini Comércio e Distribuição S/A?
Nossa previsão de faturamento é de um total superior a R$ 700 milhões em 2023. Vale ressaltar que, após a fusão, todos os cerca de 1,6 mil postos de trabalho foram mantidos e ainda admitimos mais de 20 novos funcionários só nas unidades de Santana do Livramento. Após a conclusão da reforma, abriremos mais vagas.