A ceia de Natal é um dos mais tradicionais símbolos do clima de confraternização dessa época, sendo o melhor momento para reunir a família e os amigos ao redor da mesa. No entanto, preparar a estrela do jantar, o famoso peru assado, pode ser desafiador e emblemático para muita gente.
Por ser uma ave grande e que precisa de um longo tempo de forno para cozinhar completamente, o assado exige certos cuidados durante o preparo. O passo a passo e parte dos ingredientes do recheio, por exemplo, variam de acordo com os costumes de cada família, mas existem algumas dicas que podem facilitar esse processo.
Escolha o tamanho ideal
Cada família possui uma escala de apetite, então vale ponderar o quanto serviria para saciar os seus convidados, contando com quantos outros pratos serão servidos de acompanhamento.
Em famílias de até 5 pessoas, um peru de 2 kg é mais do que suficiente. Já aqueles entre 4 e 5 kg servem bem em mesas de 10 a 20 convidados. Aves maiores do que isso geralmente não cabem em fornos domésticos.
Descongele ainda na geladeira
Para não comprometer a qualidade do produto, esqueça velhos ditados que ensinam a acelerar o descongelamento e faça tudo com calma. Atualmente é fato que essas soluções são anti higiênicas e podem contaminar a carne com bactérias e parasitas.
Você deve deixá-lo descongelando na geladeira por 24 horas, ou conforme embalagem, variando de acordo com a marca. Assim ele deve perder o gelo uniformemente e por inteiro, sem acumular água do degelo, que vai comprometer o cozimento. Uma dica extra para esse momento é deixá-lo, com embalagem e tudo, dentro de uma bacia na geladeira, evitando qualquer sujeira.
Na hora de inserir no forno, não esqueça de retirar a embalagem e os miúdos internos.
Capriche no tempero
No mercado existem perus pré-assados e temperados, ou aqueles prontos para serem preparados do zero. A escolha do alimento com ou sem tempero depende, sobretudo, de dois fatores: sua habilidade para dar um sabor personalizado ao prato e o tempo que terá disponível para essa tarefa.
Caso deseje temperar, a melhor opção é a marinada, técnica que consiste em deixar o alimento de molho em uma mistura de temperos até absorver esse sabor. Para isso, basta temperar com os ingredientes da sua preferência, como cebola, alho, vinho branco, pimentas, sal, molho shoyu, azeite e ervas (como cebolinha e salsinha). Quanto mais se adequar ao seu gosto, mais caseiro.
Marine a cada 1 hora
Como um peru leva cerca de 3 e 4 horas para ficar pronto, dependendo do seu tamanho, esse tempo pode ser aproveitado no preparo de outros pratos para a janta. No entanto, especialistas indicam abrir o forno a cada uma hora para "regar" o peru com a marinada e, assim, garantir que ele absorva ainda mais o sabor dos ingredientes que escolheu. Esse cuidado, apenas, pode garantir uma maior suculência no alimento.
Fatie o peru apenas na hora de servir
Com todos sentados à mesa, essa é a hora mais indicada para começar a fatiar o peru sem correr o risco de ressecar a carne. Outra dica é esperar pelo menos vinte minutos depois que ela sair do forno.
Há utensílios para ajudar na arte de destrinchar, mas o que funciona mesmo é uma faca bem afiada e sem serra: o objetivo é cortar fatias finas e sem desmontar a ave. Um garfo grande de churrasco também pode ajudar nessa tarefa.
Além dos legumes, batatas e verduras, outros acompanhamentos ideais podem ser o arroz à grega, a farofa, uma torta de legumes, salpicão de frango, salada de maionese, entre outros.
Para não deixar nenhum ingrediente de fora e garantir uma saborosa ceia de Natal, o Rissul está com ofertas especiais. Confira nas lojas físicas, no site e no aplicativo. Programe as suas compras com antecedência e evite filas na véspera de Natal.
* Ofertas válidas para as lojas físicas.
* A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
* Se for dirigir, não beba.